2

O Governo do Estado, através da Cagepa, abriu as comportas da barragem de São José no município de Monteiro nesta sexta-feira, 3, durante a visita que o governador Ricardo Coutinho fez as obras de transposição do Rio São Francisco.

A abertura foi feita porque estava prevista a chegada das águas do Rio São Francisco para este final de semana e a barragem São José é o primeiro manancial a receber as águas do Velho Chico na Paraíba, e com as comportas abertas levar água até o açude de Poções.

O que a Cagepa não previa e nem o governador que autorizou a abertura das comportas, era que a barragem Barreiros, no município de Sertânia – PE, fosse romper e com isso atrasasse a chegada das águas em Monteiro.

Com a abertura das comportas da Barragem São José o manancial ficou praticamente seco e os agricultores que criavam animais na área ribeirinha estão sem ter como dá água para que eles bebam.

Além de prejudicar o abastecimento hídrico dos moradores da região, a abertura das comportas provocou a morte de milhares de peixes. Fotos enviadas por leitores do portal VITRINE DO CARIRI, comprovam o desastre ambiental.

Nas redes sociais, vários internautas criticaram a atitude tomada pelo Governo do Estado. “Fiquei horrorizada com o que presenciei na Barragem de São José. Vários peixes mortos, um número incalculável”, escreveu um leitor do portal.

Até o fechamento dessa matéria, nenhum órgão responsável se manifestou sobre o caso.

Com informações de VITRINE DO CARIRI