Para destacar a prevenção ao suicídio e valorização à vida, na manhã desta quinta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma caminhada no centro da cidade de Monteiro. O objetivo principal foi gerar reflexão sobre a necessidade de prevenção das doenças e distúrbios que podem levar ao suicídio.

A saída aconteceu do CAPS I e percorreu a principal avenida da cidade, sendo feita uma visita a todo o comércio das imediações juntamente com a distribuição de panfletos informativos relacionados ao Setembro Amarelo. A iniciativa idealizada pela secretaria de saúde foi adotada pelos órgãos municipais que oferecem serviço de saúde municipal como CAPS I, CAPS ADIII, Cemed, Centro da Mulher, NASF, Melhor em Casa, UPA, SAMU, UBSs, Vigilância Sanitária, Central de Marcação, Auditoria, Laboratório de Análises e CEO, onde também a população pode procurar por ajuda caso suspeitem ou saibam de algum caso de pessoas com propensão ao suicídio.

O foco desta e das demais ações em prol do Setembro Amarelo é de que as orientações repassadas pelos profissionais sejam compartilhadas e ajudem a identificar e encaminhar casos para tratamento.

Nas unidades básicas, os profissionais podem oferecer orientação aos moradores de cada uma das 11 regiões sobre a necessidade de conversar e saber identificar os sinais de alerta que podem indicar, por exemplo, sintomas de depressão. Entre os fatores de risco associados ao suicídio estão transtornos mentais, alcoolismo, esquizofrenia; questões sociais como isolamento e desemprego; questões psicológicas, como perdas recentes e dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões, dor crônica e câncer.