1

O deputado estadual João Henrique (DEM), participou na quarta-feira (22), da comitiva de parlamentares paraibanos na cidade de Sertânia, em Pernambuco, que acompanhou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB) e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante vistoria das estruturas do Eixo Leste do projeto de Integração do Rio São Francisco por onde as águas do ‘Velho Chico’ avançam rumo a Pernambuco e à Paraíba.

João Henrique esteve acompanhado da esposa, a ex-prefeita de Monteiro, Edna Henrique, e da atual prefeita de Monteiro, Anna Lorena, cidade que será a primeira da Paraíba a receber as águas da transposição.

A previsão é que nesta quinta (23) o açude Moxotó (em Sertânia) esteja cheio e que, no sábado, já esteja na última estação elevatória, para que reste, assim, pouco menos de 45 km para chegar a Monteiro.

O parlamentar lembrou os esforços da Prefeitura Municipal de Monteiro em realizar diversas obras complementares para que o sonho da transposição se tornasse realidade na cidade, colaborando assim para que as águas do “velho Chico” chegassem à Paraíba.

“No que se diz respeito à transposição, a Prefeitura de Monteiro fez e faz sua parte não medindo esforços para contribuir com obras complementares, construindo estação elevatória, realizando obras de saneamento básico e de lagos coletores. Também foi realizada uma parceria com a Cagepa para identificar existência de ligações clandestinas, ou seja, a ex-prefeita e a atual deram importantes contribuições para que essa gigantesca obra saísse do papel e se tornasse realidade”, destacou João Henrique.

Também fizeram parte da comitiva os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Raimundo Lira (PMDB), além do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar das Águas, Renato Gadelha (PSC), que tem acompanhado de perto o cumprimento do cronograma de chegada das águas previstas para tocarem o solo paraibano no dia 6 de março próximo.