Há 18 anos na estrada, a banda campinense Cabruêra vai desembarcar dia 24 de março em terras caririzeiras para abertura do VIII Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano – Zabé da Loca, promovido pela Prefeitura de Monteiro.

Com mais de 50 shows em diversos países, Cabruêra – que significa coletivo de cabras, nordestinamente falando – tem uma inigualável nordestinidade presente no seu som com diversas influências que vão desde o cancioneiro popular da Paraíba, através do coco, repente, forró, embolada e ciranda, até o rock, reggae, dub, afrobeat e worldmusic.

Para a prefeita Anna Lorena, a vinda da banda Cabruêra é um incentivo: “Cabruêra é uma banda muito animada com músicas dançantes, é inclusive, um incentivo à cultura e como dizer que não, aos jovens da cidade já que na cidade temos grandes talentos. Quem sabe não sejam uma inspiração para os monteirenses. É muito prazeroso reunir tantos nomes da cultura paraibana em um só lugar. Espero que todos gostem.”

A banda tem uma discografia volumosa e gravada de maneira independente, sua discografia possui 23 trabalhos entre álbuns e coletâneas. Em 2015 o grupo paraibano lançou um álbum duplo nos EUA e Europa pelo selo inglês Tumi Music e ganhou os prêmios de melhor música e melhor vídeo dado pela Akademia Awards de Los Angeles (EUA).

Sucesso de público por onde passa, a banda que anima públicos de diversas idades é formada pelos músicos Arthur Pessoa, Edy Gonzaga, Leo Marinho e Pablo Ramires e conta com as participações especiais de Clevaldo Rodrigues e João Henrique (trombone e trompete), músicos que também acompanharam o grupo durante a turnê pelos Estados Unidos.

A banda já realizou diversas turnês pelo exterior com shows na Inglaterra, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Suiça, Bélgica, Portugal, Itália, República Tcheca, Argentina, África do Sul e Moçambique.

 

FESTIVAL ZABÉ DA LOCA

Este ano o Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano – Zabé da Loca homenageia o artista monteirense Carlos Antônio Bezerra da Silva, “Totonho”, membro fundador e líder da banda “Totonho e os Cabras”, sucesso no cenário musical em todo o país.

O evento será realizado entre os dias 24 a 26 de março, coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo. O festival é promovido com recursos próprios, tendo as parcerias do SEBRAE – Agência Cariri e do Campus VI da UEPB.

 

Confira a programação oficial:

 

Sexta feira- Dia 24, a partir das 21 horas:

 

Maracagrande (Grupo de Maracatu de Campina Grande)

Totonho e os Cabras- Participação de “Os Fulanos” e Dejinha de Monteiro.

Banda Cabruêra

 

Sábado – Dia 25:

08h:00 – Cultura na Feira (Lateral do Mercado Público)

Afonso Pequeno e Zé Carlos do Pajeú

João de Amélia

Beato Vicente

Dudé e Zé Preto

 

21h:00 – Praça João Pessoa

Escurinho

Sandra Belê

Pife Perfumado

 

Domingo- dia 26:

 

07h:00 – Visita á Rota: “Cariri em pedras e veredas” Sítio Santa Catarina