A cidade de Monteiro sediou nesta segunda feira (03) mais uma etapa do programa de saúde e ações médicas “Caravana do Coração”, uma iniciativa do governo do estado.

O programa passará por 13 cidades do estado, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Santa Rita e João Pessoa das quais cinco já foram percorridas na região do Sertão.

Como cidade sede desta etapa, Monteiro ofereceu como contra partida, toda a infraestrutura necessária para os atendimentos médicos, além de disponibilizar alimentação e hospedagem para toda a equipe que trabalhou durante a ação, bem como alimentação para os pacientes oriundos dos 19 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde e que foram atendidos nesta segunda-feira pela manhã e pela tarde no moderno prédio da Escola Municipal Tiradentes.

De acordo com a coordenadora das ações da Caravana, Dra Sandra Mattos, em Monteiro foram atendidas cerca de 150 crianças e gestantes, sendo mais de 90 crianças e cerca de 50 futuras mamães.

Também foram atendidas com especialidades específicas, as mães e as 08 crianças portadoras de microcefalia do município onde as mesmas ganharam um kit de estimulação precoce.

A prefeita Anna Lorena visitou a ação no período da tarde e elogiou a iniciativa, além de reafirmar a prioridade que o município dá ao atendimento pediátrico e de saúde da mulher, principalmente às gestantes.

“Temos incontáveis ações em prol das gestantes e das crianças do nosso município, não só as possíveis cardiopatas, mas em todas as especialidades pediátricas. Em Monteiro a criança começa a receber cuidados em relação a sua saúde desde o momento em que é gerada, e ações como esta nos fazem não medir esforços para que possamos oferecer uma saúde cada vez melhor aos nossos munícipes”.

Além das gestantes e crianças em Monteiro, os profissionais do SAMU regional e da maternidade municipal receberam um curso sobre protocolos de atendimento às gestantes em situações de risco.

Sobre a Caravana do Coração

O projeto é resultado de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a ONG pernambucana Círculo do Coração.

São atendidas crianças cardiopatas; mulheres com gravidez de risco e crianças com microcefalia. Além disso, gestores e profissionais de saúde da Atenção Básica da região participam de cursos sobre pré-natal humanizado e repasse de tecnologias da Caravana.