A secretária executiva de Saúde do município de Monteiro, Viviane Ferreira, apresentou os resultados obtidos no Programa Antitabagismo implantado no município contra o tabagismo em Brasília-DF. A apresentação foi feita no Encontro Nacional de Secretarias de Saúde no stand do Estado da Paraíba, que ainda contou com participações de outras cidades da Paraíba.

O Programa Antitabagismo foi implantado no município de Monteiro em 2015, e neste ano de 2017 foi ampliado oferecendo ainda mais vagas e especialistas à população.

Anteriormente o serviço era prestado apenas por meio da Atenção Básica e pelo NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, e agora contam com o apoio de uma psicóloga, sendo também possível participar através do CAPS ADIII e diretamente nas Unidades Básicas de Saúde da Família espalhados por vários bairros na zona urbana.

Desde a implantação do Programa foram formados aproximadamente 15 grupos, tendo seu aproveitamento entre 85 e 90%, mesmo as pessoas que não conseguiram atingir o objetivo e deixar o cigarro, tiveram o consumo bastante reduzido. O Programa tem duração de quatro meses sendo feitas reuniões no primeiro mês uma vez por semana, no segundo com reuniões a cada quinze dias e assim sucessivamente até o término.

O tabagismo tornou-se uma das preocupações mundiais, considerado como uma doença epidêmica em função da dependência de nicotina e classificado como transtorno mental e comportamento. É reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína.

O Serviço

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco buscando atingir o maior número de tabagistas, para que ao serem aderidos no Programa possam encontrar apoio psicoterapêutico para deixarem o tabaco, evitando agravos a sua saúde e de seus familiares por passividade. Com a intervenção do programa o adepto poderá ter maior qualidade de vida evitando doenças causadas pelo uso do tabagismo.

As pessoas interessadas em aderir ao Programa Antitabagismo podem dirigir-se a qualquer Unidade de Saúde da Família presentes na cidade de Monteiro, por meio de uma lista de espera no NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família ou na sede do CAPS ADIII localizado próximo ao Colégio Estadual.