Foi com muita alegria, emoção e uma grande honra que a prefeita Anna Lorena abriu a solenidade de inauguração das comportas e chegada das águas do Rio São Francisco ao município de Monteiro, que contou com a presença do presidente da República Michel Temer, de ministros, senadores, deputados federais e estaduais e diversas autoridades da região, a exemplo de prefeitos e vereadores da região.

Anfitriã do evento, a prefeita Anna Lorena iniciou seu pronunciamento afirmando que Monteiro abre as portas e comportas para que as águas do Rio São Francisco sigam pelo leito do Rio Paraíba para saciar a sede de milhares de paraibanos. “Este é um dia que ficará marcado na mente e na história dos monteirenses, pois, esta é a concretização de um sonho de décadas com a participação de todas as autoridades que tiveram a oportunidade de contribuir, assim como contribuíram construtores, engenheiros, operários e o povo que com a sua fé obteve a proteção de Deus”.

A prefeita Anna Lorena ainda prosseguiu: “A vida de muitos paraibanos vai mudar em toda a região do Cariri e principalmente de nossa cidade. A vida dos cidadãos monteirenses na verdade já começou a mudar porque estas águas, além de matar literalmente a sede do nosso povo, vai trazer o desenvolvimento a nossa cidade ampliando a geração de emprego e renda e mudando a vida do povo do campo. Nossa cidade estará nos próximos dias vivendo um novo tempo. É a fé que o povo tinham em seu coração que está sendo concretizada.”

Anna Lorena ainda destacou que esta obra não tem dono e sim a colaboração efetiva dos governantes e autoridades envolvidas que deram apoio para que hoje não só Monteiro, como todo o Brasil esteja vendo as águas tão aguardadas.

Os agradecimentos por parte de Anna Lorena ao presidente Michel Temer que deu sequência a esta magnífica obra e também direcionados ao empenho do Ministro Helder Barbalho que intensificou a visita às obras nos últimos meses, ao senador Cássio que teve uma atuação importante para que a obra fosse concluída dentro do programado e ao Ministério Público Estadual que foi vigilante nos compromissos firmados pelo DNOCS, CAGEPA, AESA, FUNASA e equipe da Prefeitura de Monteiro que honrou os compromissos assumidos dentro do prazo previsto.

A data tão aguardada gerou uma grande comoção da população de Monteiro, que emocionada assistiu o Rio São Francisco transfundido ao Rio Paraíba: “Só quem sabe o quanto dói a seca, sabe que as lágrimas que escorrem do meu rosto traduzem a emoção de mais de 36 mil monteirenses. Nós agradecemos a Deus e a cada um que contribuiu pra que todos estivéssemos aqui presenciando e fazendo parte deste momento. Nós ficamos na história,” disse a monteirense Josileide Santos que prestigiou a solenidade.

Ascom