1 17

 

A prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Turismo e do Museu Histórico Arnaldo Bezerra Lafayette, iniciou esta semana um completo levantamento dos imóveis históricos do município.

O objetivo do levantamento é dar o primeiro passo em direção à criação de uma lei específica que permita o tombamento destes prédios que fazem parte da história do município de Monteiro.

De acordo com o diretor do Museu Histórico de Monteiro, Carlos Paiva, no município existe prédios cuja construção é datada do século XIX e daí surge a necessidade da preservação destas edificações.

A catalogação já foi concluída em toda a zona urbana e na próxima semana será iniciado o levantamento das construções da zona rural, iniciando pela região do sítio Amaro.

“Poucos municípios no país tem este tipo de preocupação. Aqui em nossa região, por exemplo, apenas o município de São João do Cariri preserva seu patrimônio estrutural”, disse Carlos Paiva.

“Foi um pensamento conjunto da prefeita Anna Lorena e da secretária de Cultura Christianne Leal, para que tomássemos as providencias a fim de preservar estas obras primas da arquitetura que contam muito da nossa história”, finalizou.

 

Ascom