A prefeita do município de Monteiro, Anna Lorena, participou na manhã desta quarta-feira 29, da assinatura dos contratos do Programa Compra Direta o qual propicia o município adquirir os produtos direto da Agricultura Familiar fortalecendo assim o setor agrônomo da cidade.

“Nossos alunos têm nesses contratos a representatividade da garantia de qualidade da alimentação escolar. Para os agricultores familiares significa renda e desenvolvimento econômico. Para Monteiro é um grande passo para o giro da economia”, afirmou a prefeita.

O momento teve características de uma roda de conversa, já que os agricultores, a prefeita e os secretários de Agricultura, Alfredo Viana; de Educação Ana Lima com a secretária executiva Jenice Pires; e Clênio Nóbrega do setor de Licitação, esclareceram algumas dúvidas e aproveitaram para se inteirar sobre algumas questões referentes às comunidades rurais.

De acordo com a prefeita Anna Lorena esta foi uma reunião muito importante, tanto para a assinatura do Compra Direta quanto para estar mais perto da realidade dos agricultores para que todos possam ficar inteirados com a realidade dos produtores e moradores.

Para a secretária Ana Lima com o compra direta todos saem ganhando, já que as entidades e os produtores têm a certeza da venda de sua produção sem que haja desperdício, os preços conseguidos agradam o município e o alunado recebe uma merenda de boa qualidade com todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

No total, foram cerca de 40 contratos assinados, válidos por 12 meses investindo o total de R$ 274.020,00 (duzentos e setenta e quatro mil e vinte reais) para os seguintes produtos: Alface, cenoura, coentro, cebola, tomate, pimentão, beterraba, cebolinha, macaxeira, batata doce, couve-flor, couve-folha e abóbora, frutas da época e polpa de frutas.

Segundo determina a legislação nacional (Lei Federal 11.947, de 2009), pelo menos 30% dos contratos de alimentação escolar que utilizam recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser fornecidos pela agricultura familiar.

Unanimidade entre os produtores, eles dizem que o tão importante quanto à renda obtida com a comercialização direta para a Prefeitura de Monteiro é saber da qualidade da alimentação que vão para alunos, onde muitos são filhos ou netos dos produtores.

“Apoiar a produção local das pequenas propriedades das famílias rurais é um modo eficaz de trabalhar o ponto de vista econômico, social e de qualidade na alimentação, é onde todos ganham” disse Alfredo Viana, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

 

Boas Novas

Durante a roda de conversa, como a própria prefeita nomeou a reunião, Anna Lorena aproveitou para informar aos agricultores sobre alguns benefícios que estão sendo pleiteados em Brasília como a solicitação de inclusão do Município novamente no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Também comentou sobre a possibilidade de uma feira de exposição de animais em consonância com alguns bancos para que se firmem mais parcerias com incentivos e recursos. Disse também que outra forma de fomentar a agricultura é através do investimento em fruteiras para a diversificação de produtos, entre outros assuntos.