Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Monteiro, em conjunto com a Secretaria de Saúde do município, MONTRAN, Polícias Civis e Militares e a Clínica Dr. Wanderley, vai oferecer à população de Monteiro a “Ação Neuro” dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito.

O intuito da Ação Neuro é de trazer a conscientização sobre os perigos do traumatismo raquimedular e traumatismo craniencefálico ocasionados em situações de risco como o mergulho em águas rasas e o uso do celular ao volante, que podem levar à incapacidade no trabalho e várias deficiências e em casos mais graves até à morte.

Segundo dados do Sistema Único de Saúde, 37.306 pessoas morreram e 24 mil foram hospitalizadas, vítimas de acidentes com transporte terrestre e no mesmo ano de 2015, ainda houveram 42,5 mil casos de indenização por morte e quase 516 mil por invalidez, o que torna esta campanha de suma importância.

Segundo a secretária executiva de saúde de Monteiro, Viviane Ferreira, esta iniciativa tem como objetivo principal fugir das estatísticas: “A Organização Mundial da Saúde – OMS estima que 19 milhões de pessoas devam morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030 passando a ser a 5ª maior causa de morte, este é um dado que queremos derrubar, e estas ações que a prefeitura promove visa conscientizar à população de todas as idades na educação no trânsito”.

A ação de responsabilidade social ocorrerá nesta quarta-feira, 20, na Praça João Pessoa às 09h da manhã e haverá também palestras e simulações com a equipe do SAMU, segundo informações prestadas pela secretária de Saúde Ana Paula.