“Os protagonistas da assistência em saúde são os profissionais da enfermagem, nós estamos à frente dos cuidados. A 5ª Semana da Enfermagem vem valorizar e mostrar a nossa importância à sociedade, afinal, fazemos parte da vida de todas as pessoas, do nascimento ao fim de suas vidas”, disse Ana Paula Oliveira, Secretária de Saúde do Município de Monteiro ao abrir o evento.

A 5ª Semana da Enfermagem no município de Monteiro foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 23, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba com o tema: “A Enfermagem em busca da excelência no cuidado”. A programação começou no dia 21 com a missa em ação de graças, nesta segunda-feira houve o credenciamento para a rodada de palestras e workshop que acontecem até quinta-feira dia 25.

Durante a solenidade estiveram presentes a prefeita Anna Lorena, a secretária de saúde Ana Paula Oliveira e a secretária executiva de saúde, Viviane Ferreira; os coordenadores do evento: Adriana Rodrigues, Fabiana Ferreira, Rafael Sena, Anália Aleixo e representando os estudantes de enfermagem o professor Cícero Roberto.

Anna Lorena aproveitou a solenidade para mostrar sua gratidão aos briosos profissionais lotados no município e também para defender o tratamento humanizado aos pacientes. “Vocês sabem que muitas pessoas vão os procurar em ocasiões delicadas de suas vidas, que é quando estão sem saúde, e sempre o complemento do tratamento que é passado pelo médico, além da técnica é o carinho, atenção e dedicação com que vocês, profissionais de enfermagem, oferecem” disse a prefeita.

O evento alusivo à Semana de Enfermagem de Monteiro se insere nas comemorações da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), neste primeiro dia os profissionais puderam assistir palestras com temas como: Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática,  A Enfermagem em Busca da Excelência no Cuidado,  Trauma na Criança: Imobilização e Transporte; estas ministradas pelos enfermeiros que fazem parte da equipe do SAMU de Monteiro , Anderson Leite, Fernando Lima  e Cláudia Alves.